• Unidade Cohab: Av. Álvaro Serra Castro
    nº 11 - 2º andar, Cohab Anil III - São Luís - MA
    (98) 3244-0105 / 3259-6248 / 99976-2952
  • contato@gastrolifeslz.com.br
    • 13 DEZ 16
    • 0
    Dicas de saúde em Gastroenterologia: Prevenção de câncer do aparelho digestório

    Dicas de saúde em Gastroenterologia: Prevenção de câncer do aparelho digestório

    Como prevenir o câncer gástrico

    Para reduzir o risco, as pessoas devem evitar dietas ricas em alimentos defumados e carnes salgadas e peixes em conserva.

    Uma dieta rica em frutas e vegetais frescos também pode reduzir o risco de câncer de estômago.

    É recomendado que as pessoas mantenham uma dieta saudável, com ênfase  em alimentos de origem vegetal.

    Optar por pães integrais, massas e cereais em vez de grãos refinados e comer peixes, aves ou grãos em vez de carne processada e carne vermelha também pode ajudar a diminuir o risco de câncer.

    É recomendado manter um peso saudável ao longo da vida, equilibrando a ingestão de calorias com atividade física.

    Evitar o uso de tabaco.

    Alguns estudos iniciais sugerem que o tratamento da infecção pelo H. pylori podem reduzir o risco de desenvolvimento de câncer gástrico

    Pessoas com forte histórico familiar de câncer de estômago devem investigar a possibilidade de ter a doença.

    Evitar os fatores de risco, quando possível pode diminuir o risco de uma pessoa ter câncer de estômago, mas não pode garantir proteção contra a doença. A detecção precoce pode ser a melhor maneira de melhorar as chances de sucesso do tratamento e reduzir o número de mortes causadas pela enfermidade,

    Como prevenir o câncer de esôfago

    O consumo de álcool e tabaco são importantes fatores de risco para o câncer de esôfago. Evitar o tabaco e o álcool é uma das melhores formas de limitar o risco de câncer de esôfago.

    Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a proteger contra o câncer de esôfago. A obesidade tem sido associada à doença,  logo manter um peso saudável pode ajudar a limitar o risco de doença.

    Tratar as pessoas com refluxo previne o câncer de esôfago

    Como prevenir o câncer colorretal

    O rastreamento do câncer colorretal é extremamente importante na prevenção da doença. A partir do momento que as primeiras células anormais começam a formar pólipos, até se tornar um câncer colorretal propriamente dito, normalmente leva cerca de 10-15 anos. O rastreamento regular pode, em muitos casos, prevenir completamente o câncer colorretal, porque a maioria dos pólipos encontrados é removida antes que tenham a chance de se transformar em câncer. O rastreamento também pode diagnosticar o câncer colorretal em estágio inicial, quando é altamente curável.

    As pessoas que não tem fatores de risco identificados devem começar a fazer exames regulares aos 50 anos. Aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco para pólipos ou câncer, como doença inflamatória do intestino, devem conversar com seus médicos para estabelecer o início dos exames de rastreamento mais precocemente ou realiza-los com mais frequência.

    Colaboração: Dr. Jorge Vitorino

    Deixe sua mensagem →

Deixe sua mensagem

Cancel reply