• Unidade Cohab: Av. Álvaro Serra Castro
    nº 11 - 2º andar, Cohab Anil III - São Luís - MA
    (98) 3244-0105 / 3259-6248 / 99976-2952
  • contato@gastrolifeslz.com.br
    • 29 OUT 16
    • 0
    Orientações para Colonoscopia

    Orientações para Colonoscopia

    Para a realização da colonoscopia é muito importante que se faça um preparo intestinal para remoção dos resíduos do interior do cólon (intestino grosso) para que o exame seja feito com o máximo de segurança e eficácia.

    Habitualmente, no preparo intestinal é recomendado dieta no dia que antecede o exame, e uso de medicamentos para estimular a limpeza do cólon.

    Certifique-se de completar o preparo intestinal. O exame pode não ser realizado se o cólon ainda tem fezes. Além disso, se o preparo estiver inadequado, pequenos pólipos ou lesões podem não serem vistos pelo médico, prejudicando assim a qualidade do exame e consequentemente a sua saúde também.

    Beba bastante líquidos claros durante a preparação intestinal para evitar a desidratação. É útil beber líquidos que ajudam a repor eletrólitos que você perde durante a preparação. Por exemplo, você pode beber “bebidas esportivas” de qualquer cor, menos vermelho ou roxo. Não tome mais nada 2h antes do exame.

    O exame demora cerca de 20 a 30 minutos. No entanto, você terá que planejar ficar na clínica cerca de 2 horas para o cadastro, realização do exame e recuperação. É obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade.

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    Se forem encontrados pólipos, dependendo de seu aspecto e tamanho, pode-se realizar a ressecção endoscópica destes com alças de polipectomia. Estreitamentos (estenoses) podem necessitar de tratamento com instrumentos dilatadores e corpos estranhos podem ser retirados com pinças apropriadas.

    Os exames realizados em caráter particular não cobrem procedimentos terapêuticos, sendo que os valores destes deverão ser pagos após a realização do exame caso tenham sido realizados, como por exemplo, retirada de pólipos e dilatações que só podem ser vistas e realizadas no momento do exame.

    Devido ao uso de sedativos, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após o exame.

    Amostras retiradas durante o exame (biópsias ou pólipos) deverão ser enviados ao laboratório de sua preferência. O resultado da análise deve ser retirado diretamente no laboratório onde o material foi analisado.

    O laudo do exame propriamente dito (descrição dos achados e fotos) você receberá na recepção da clínica.

    Após o exame você será encaminhado para a sala de recuperação onde permanecerá até que esteja bem acordado e tenha condições de ir para sua residência. Normalmente após a realização do exame o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto abdominal e cólicas, sintomas que melhoram após a eliminação do ar insuflado no intestino durante o exame.

    A dieta é liberada após o exame, no entanto, no dia do exame aconselhamos que evite abusos.

    Deixe sua mensagem →

Deixe sua mensagem

Cancel reply