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    Dicas de saúde em Gastroenterologia: Doença hepática gordurosa não alcoólica – Esteatose Hepática

    Dicas de saúde em Gastroenterologia: Doença hepática gordurosa não alcoólica – Esteatose Hepática

    Definição:  Doença hepática gordurosa não alcoólica é um termo usado para descrever  o acúmulo de gordura no fígado de pessoas que bebem pouca ou nenhuma bebida alcoólica. A doença, na maioria das vezes, não causa quaisquer sinais ou sintomas, mas, em algumas pessoas, a gordura que se acumula no fígado pode causar inflamação e cicatrizes no órgão. A forma mais grave da doença é denominada esteato-hepatite não alcoólica. Quando severa, pode progredir, até mesmo para Cirrose e falência hepática, ou seja, para a total incapacidade do fígado de exercer suas funções.

    Sintomas:  a doença hepática gordurosa não alcoólica, geralmente, não causa quaisquer sintomas, mas, quando alguns sintomas se fazem presentes, estes podem incluir: cansaço, dor ou desconforto na parte superior direita do abdome.

    Causas:  a doença hepática gordurosa não alcoólica ocorre quando o fígado tem dificuldade para eliminar as gorduras, fazendo com que estas se acumulem, cada vez mais, no órgão. Ainda não se tem certeza porque isso acontece. Existe uma grande variedade de doenças e condições clínicas que podem estar relacionadas à doença hepática gordurosa não alcoólica, sendo difícil apontar apenas uma única causa.

    Fatores de risco: uma grande variedade de doenças e condições clínicas podem aumentar o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica, incluindo: Alguns medicamentos, cirurgia bariátrica, colesterol e triglicerídeos elevados no sangue, desnutrição, síndrome metabólica, obesidade, toxinas e pesticidas, diabetes tipo 2, etc.

    MUDANÇA DE HÁBITOS E ESTILO DE VIDA

    Em conjunto com as orientações do médico, você pode tomar algumas medidas, para ajudar  a controlar a sua doença hepática gordurosa não alcoólica. Você pode:

    Perder peso. Se você estiver acima de seu peso ou obeso, reduza o número de calorias que você ingere por dia e aumente a sua atividade física, para perder peso. Tenha como objetivo perder 0,5 a 1kg por semana. Se você tentou perder peso no passado e não teve sucesso, peça ajuda ao seu médico;

    Escolha uma dieta saudável. Coma uma alimentação saudável, rica em frutas e legumes. Reduza a quantidade de gorduras saturadas na sua dieta, dando preferência  às gorduras insaturadas, que são mais saudáveis, como aquelas presentes em peixes, azeite e castanhas. Inclua grãos integrais na sua dieta, como pão de centeio, arroz integral, linhaça e aveia.

    Pratique exercícios e seja mais ativo. Tenha como objetivo realizar, pelo menos, 30 minutos de atividade física, na maioria dos dias da semana. Inclua mais atividades no seu dia. Por exemplo, use as escadas, ao invés de elevador. Caminhe ao invés de usar o carro para ir a lugares próximos. Se você está tentando perder peso, mais exercícios podem ajudar. Mas se você ainda não está habituado a prática regular de exercícios, obtenha o consentimento do seu médico primeiro e comece devagar.

    Controle o seu  diabetes. Para manter o seu  diabetes  sob controle, siga as instruções de sua médico. Tomes os seus medicamentos corretamente, da maneira como foram prescritos e monitore, de perto, os níveis de açúcar no seu sangue.

    Reduza o seu colesterol. Uma dieta saudável, à base de verduras, frutas e legumes, exercícios  e medicamentos podem ajudar a manter o seu colesterol e os triglicerídeos em níveis saudáveis.

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